Imprimir
 

Além do combate à obesidade, os projetos visam promover a alimentação saudável de jovens e crianças

Atualmente tramitam na Câmara dos Deputados pelo menos 15 Projetos de Lei (PL) relacionados à obesidade infantil no Brasil. Segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), um em cada quatro adolescentes de em média 14 anos, está acima do peso considerado ideal.

Além do combate à obesidade, os projetos visam promover a alimentação saudável de jovens e crianças. Pretende-se com a iniciativa, conscientizar os pais sobre o problema, que não se trata de questões estéticas, mas de saúde. A obesidade pode desencadear doenças crônicas na vida adulta.

Uma das propostas analisadas pelos deputados é substituir as refeições industrializadas de merendas escolares por alimentos frescos e mais saudáveis. A proposta foi enviada para o Senado. Outro projeto em tramitação no congresso é pela criação de uma Política Nacional de Combate à Obesidade Infantil, para que haja a população saiba mais sobre educação e segurança nutricional – como a obrigatoriedade da divulgação de advertência sobre o risco de obesidade em embalagens de produtos muito calóricos.

Os dados

Segundo a Pesquisa Nacional da Saúde do Escolar (Pense) de 2009, do IBGE, dos 58,9 mil estudantes avaliados em escolas privadas das capitais brasileiras, 23,2% estão acima do peso. Porém, o levantamento também indicou que 2,9% desses alunos estão abaixo do peso.


Autor: CNM
Fonte: ADJORI

Imprimir