Imprimir
 

Estudo afirma que jogos de ação melhoram nossa capacidade de perceber diferenças de contraste

Durante muito tempo, especialistas acreditaram que a nossa capacidade de perceber diferenças de contraste era imutável. Contudo, um estudo da Universidade de Rochester afirma que jogos de ação melhoram em 58% a capacidade de uma pessoa em perceber essas diferenças.

O estudo foi elaborado com a ajuda de 22 estudantes que foram divididos em dois grupos, o primeiro jogou “Unreal” e “Call of Duty 2”, jogos de ação extrema que exigem respostas imediatas, também muito populares no Brasil. O segundo grupo, porém, jogou “The Sims 2”, que mesmo tendo uma variedade muito grande de cores, não possui muita ação.

Após 50 horas de jogo, ao longo de nove semanas, os estudantes que jogaram os jogos de ação apresentaram uma melhoria de 43% em discernir sombras em tom de cinza em comparação ao outro grupo. Em longo prazo, essa melhoria aumentou para até 58%.

Os especialistas afirmaram que o resultado do estudo tem função prática em nosso cotidiano. Segundo a doutora Daphne Bavelier, principal autora do estudo, se estivermos dirigindo ao entardecer com neblina, este aumento da percepção pode fazer com que vejamos um carro adiante ou não.

A sensibilidade de contraste é freqüentemente um dos primeiros aspectos de visão a ser afetado pelo envelhecimento.

Os jogos de ação também podem ser benéficos para pessoas com ambliopia, mais conhecida como “sindrome do olho preguiçoso”, que é uma disfunção caracterizada pela redução ou perda da visão em um dos olhos (raramente nos dois) sem que o olho afetado mostre qualquer anomalia estrutural.

“Portanto, o tempo que crianças, jovens e adultos gastam jogando vídeo game pode não ser necessariamente prejudicial, pelo menos para a visão”, disse Bavelier.

Referências

Science Daily - Disponível em:www.sciencedaily.com

Fox News - Disponível em: www.foxnews.com

Wikipedia - Disponível em:www.wikipedia.org


Autor: Fábio P. de Brito - Equipe Sis.Saúde
Fonte: Vide Referências

Imprimir