Imprimir
 

Cuidado vale para aquelas que ingerem corticoide

A doença que atinge os ossos do ser humano e que na maioria das vezes afeta idosos pode ter um agravante. Especialistas alertam que a fragilidade dos ossos pode estar presente nas crianças. Nos últimos cinco anos, já se tem registro de crianças com dificuldade de absorção de cálcio, intolerância à lactose e, principalmente, com problemas respiratórios e reumatológicos.

O problema está principalmente na massa óssea que diminui, e qualquer batidinha ou torção pode resultar em um tornozelo, braço ou quadril fraturados. As mais propensas são pessoas que administram, pelo menos quatro vezes durante a vida, corticoide oral durante cerca de cinco dias seguidos para terminar com as crises. Nesses casos, a perda de massa óssea pode ser de 30% a 40%.

“É um alerta para aumentar os cuidados desde a infância, com a prática de exercícios físicos e alimentação correta, ingestão de leite e a atenção aos remédios”, completa a educadora física, tutora do Portal Educação, Bruna Morais.

Para quem sofre com esse tipo de problema pode recorrer aos exercícios que visam ao fortalecimento, como os aeróbicos, e de impacto razoável, como a caminhada. Já a musculação contribuiu com uma maior sustentação ao corpo. A dança também é uma aliada, tem impacto e favorece o equilíbrio, ajudando a evitar quedas.


Autor: Imprensa
Fonte: Portal Educação

Imprimir