Imprimir
 

Acessório tem agentes que combatem o vírus durante a amamentação

Pesquisadores da Universidade de Cambridge, na Inglaterra, estão desenvolvendo um protetor de seios que reduz a transmissão do vírus HIV da mãe para o filho por meio do leite. O produto vai ter agentes antivirais que vão se misturar ao líquido durante a amamentação.

De acordo com os cientistas, a amamentação é responsável por um terço dos casos de infecção de mãe para a criança, um quadro que é especialmente grave na África. Infelizmente, as mulheres não têm outra alternativa a não ser dar leite industrializado para o bebê, o que pode causar ainda mais problemas, como a má nutrição, já que as condições de preparo não são ideais no continente.

Stephen Gerrard, líder do estudo, diz também que o acessório poderia conter remédios antirretrovirais para prevenir a doença em crianças que não estejam infectados pelo vírus.

– Também se trata de um modo mais fácil de dar esses remédios para a criança, em vez das seringas usadas atualmente.

O contágio por HIV pode ocorrer por sangue contaminado (transfusão de sangue, uso coletivo de seringas) e por meio de secreções (esperma e leite materno). De acordo com o Ministério da Saúde, o uso de medicamentos antirretrovirais pela gestante e o recém-nascido, a cesariana programada e a substituição do aleitamento materno por leite artificial (fórmula infantil) podem reduzir o risco de transmissão do HIV da mãe para o filho.


Autor: Redação
Fonte: R7 Notícias

Imprimir