Imprimir
 

Cientistas descobriram substância que nos protege contra ataques cardíacos e derrames

Em um estudo acerca dos principais antioxidantes do azeite, pesquisadores portugueses descobriram que o antioxidante DHPEA-EDA protege mais os glóbulos vermelhos do que qualquer outra substância contida no azeite.

“Estes resultados fornecem a base cientifica de que precisávamos para provar os benefícios que o azeite de oliva faz a nossa saúde”, afirmou a pesquisadora Fátima Paiva-Martins, que trabalha na Universidade do Porto.

As doenças no coração são causadas, em parte, por células que reagem com o oxigênio, como os radicais livres, agindo na forma de LDL, o colesterol ruim. O resultado deste processo é o entupimento de nossas artérias. As hemácias são especialmente suscetíveis a danos oxidativos, porque são portadores de oxigênio no organismo.

No estudo, publicado na revista Molecular Nutrition & Food Research, Paiva-Martins e seus colegas analisaram quatro antioxidantes diferentes, afim de descobrir qual deles melhor agia contra os radicais livres.

DHPEA-EDA foi o antioxidante mais eficaz em proteger as hemácias, mesmo em baixas concentrações. Os pesquisadores acreditam que este estudo fornece a primeira evidência de que este composto é a principal fonte de benefícios para a saúde associados com azeites virgens.

Nos azeites virgens, o DHPEA-EDA é metade do total de antioxidantes. Paiva-Martins afirma que futuramente poderemos desenvolver azeites especiais que combatem doenças cardíacas.

 


Autor:
Fonte: Science Daily - Disponível em: www.sciencedaily.com

Imprimir