Imprimir
 

Divina segue tendência mundial e constrói sala híbrida

Dr. Christiano Barcellos

Foto: Adelar de Oliveira

 

O Hospital Divina Providência, seguindo uma tendência mundial, está concluindo a construção de uma sala híbrida com 50 m², para realização de diagnóstico e tratamento por cateter, por técnicas minimamente invasivas e também por cirurgias cardiovasculares convencionais. O novo espaço terá uma grande utilização no tratamento de doenças cardíacas. “Na nova sala, o paciente poderá ser tratado com todos os modernos recursos disponíveis para a sua melhor recuperação.” A informação é do Dr. Christiano Barcellos, que é cirurgião cardíaco e especialista em hemodinâmica e cardiologia intervencionista.

“A estrutura do Divina é excelente e pronta para oferecer um serviço altamente qualificado e tecnologicamente avançado”, resume o especialista. Dr. Christiano explica que a sua atuação profissional no tratamento das doenças cardíacas por técnicas cirúrgicas e por cateteres agrega experiências em benefício do paciente. “Podemos oferecer às pessoas o que realmente for melhor para a saúde delas”, resume.

Conforme o médico, as pesquisas mais recentes demonstram que nas doenças crônicas das coronárias a cirurgia é uma técnica muito eficaz, relativamente com baixo custo e duradoura. O tratamento por cateteres e implante de stents é o procedimento escolhido para tratar pacientes com complicações agudas, com lesões menos extensas e complexas e nos pacientes já operados, como complemento às pontes de safena e mamária. “Na prática, o tratamento cirúrgico é muito eficaz quando bem indicado, mas é inseparável das técnicas por cateteres tanto no diagnóstico quanto no tratamento complementar, antes da cirurgia ou no pós operatório”, explica.

Avanços no tratamento

Sobre os novos tratamentos de doenças cardíacas, o médico lembra alguns exemplos atuais desenvolvidos a partir de novas tecnologias e uso de equipamentos como o Intensificador de Imagem de alta resolução: “Doenças da válvula aórtica, plásticas da válvula mitral, correções de aneurismas de aorta e a correção de defeitos congênitos como as comunicações interatriais e interventriculares, que classicamente eram tratadas por cirurgia, já podem ser tratadas por implante de próteses por cateter”, frisa.

Dr. Christiano Barcellos concluiu sua graduação na Universidade de Passo Fundo em 1995 e sua residência em cirurgia cardiovascular foi realizada no Instituto de Cardiologia do Rio Grande do Sul, em 1999. Atuou como cirurgião cardiovascular em Passo Fundo até 2008 e, após sua especialização em cardiologia intervencionista e hemodinâmica, passou a atuar em Porto Alegre, no Hospital Divina Providência em fevereiro deste ano.

Tratamento digno de elogio

Aos 76 anos, a professora aposentada Maria Aurélia Coelho Pontes, está muito bem depois de ter realizado uma cirurgia para implante de uma válvula aórtica. O procedimento, realizado pelo cirurgião Christiano Barcellos, ocorreu no dia 2 de junho deste ano, no Hospital Divina Providência. “Meu cardiologista, que não é cirurgião, indicou o Dr. Christiano, pois o caso exigia cirurgia. Fiquei cinco dias no Centro de Tratamento Intensivo e mais cinco na Unidade de Internação. Fui muito bem tratada por todos e hoje estou cheia de saúde”, comemora Maria Aurélia. Sorridente, ela conta que sentiu saudades do Hospital. “O tratamento que eu recebi é digno de elogio”, finaliza.
 

 


Autor: Adelar de Oliveira
Fonte: Agência Seiva

Imprimir