Imprimir
 

Dados são da dados da pesquisa VIGITEL, realizada pelo Ministério da Saúde

Profissionais da rede de atenção primária de saúde participam, na quinta-feira, 11, de capacitação sobre o atendimento a pacientes diabéticos. A atividade é alusiva ao Dia Mundial do Diabetes, lembrado em 14 de novembro, e será realizado no auditório do Banco Central (Rua 7 de Setembro, 586). Segundo dados da pesquisa VIGITEL, realizada pelo Ministério da Saúde em 2009, quase 6% da população adulta de Porto Alegre afirmou ter Diabetes Mellitus.

No Brasil, o diabetes e a hipertensão arterial representam a principal causa de mortalidade, hospitalização e amputação de membros inferiores. Também representa mais de 62% dos diagnósticos primários em pacientes com insuficiência renal crônica submetidos à diálise. Segundo dados do Ministério da Saúde, 9% da mortalidade mundial está associada ao Diabetes Mellitus e suas complicações.

A nutricionista Maria Luiza Meneghini, da Área Técnica de Saúde Nutricional da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), explica que o aumento da obesidade tem impacto direto sobre a ocorrência da doença, o que deve ser observado nos postos de saúde.

“Atualmente, 13% dos adultos são obesos no Brasil. Em Porto Alegre, 49% da população adulta está acima do peso e quase 16% dos adultos são obesos. Tendo em vista que a obesidade e a hipertensão estão intimamente ligadas ao diabetes, os profissionais da saúde devem ter um cuidado especial com pacientes que apresentam essas co-morbidades”, afirma Maria Luiza.

Sobre a doença:

Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal do açúcar ou glicose no sangue. Quando não tratada adequadamente, causa doenças tais como infarto, insuficiência renal, problemas de visão, lesões de difícil cicatrização e outras complicações.


Autor: Assessoria de Comunicação Social
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Imprimir