Imprimir
 

A lipoaspiração não traz os mesmos benefícios que a redução do peso através da dieta, aponta estudo

Sabemos claramente que a redução do peso corporal, acarreta uma melhoria dos fatores de risco cardíaco , com a hipertensão arterial, anormalidades do colesterol e os níveis de acúcar no sangue. No entanto, reduções do peso corporal, obtidas rapidamente através de uma lipoaspiração, não conferem os mesmos benefícios obtidos através da redução de peso por meio de dietas com baixas calorias.

Essa é a constatação de pesquisadores da universidade de Washington (Estados Unidos). O autor avaliou o impacto da lipoaspiração em 15 mulheres  sendo 7 delas portadoras de diabete melito. Variáveis biológicas, como os níveis de açúcar, pressão arterial, gorduras do sangue e a proteína C reativa (prova de atividade inflamatória, indicativa de maior risco cardiovascular), não apresentaram melhoria, após o procedimento cirúrgico.

Os autores concluem que a lipoaspiração, pode acarretar melhoria psicológica e estética, mas não altera o risco cardiometabólico, pois não afeta a gordura visceral (intra-abdominal), a grande vilã no que diz respeito aos fatores de risco cardiovascular e ao processo de aterosclerose (desenvolvimento de placas de gordura na parede das artérias do coração e de outros orgãos).

 

O artigo completo, em inglês, pode ser encontrado no seguinte link: http://content.nejm.org/cgi/content/full/350/25/2549


Autor:
Fonte: Portal do Coração

Imprimir