Imprimir
 

Médicos querem reduzir risco em cirurgia

Técnicas menos agressivas e mais seguras para evitar complicações em procedimentos cardíacos. Essa será uma das novidades do 27º Congresso Brasileiro de Arritmias, que começa amanhã e termina no próximo sábado, no Centro de Convenções de Vitória, em Santa Lúcia, na Capital. O congresso vai reunir especialistas de várias regiões do país, além de cardiologistas da Europa e dos Estados Unidos, que vão relatar experiências e avanços na área.
As arritmias cardíacas são alterações elétricas que provocam irregularidade no ritmo das batidas do coração. Hoje, o método mais utilizado para tratar a doença é chamado de ablação por cateter com radiofrequência, que age diretamente no foco do problema, através de uma cauterização da região causadora. Uma sonda é introduzida por veias ou artérias da virilha, com grande precisão e segurança, até chegar ao coração. O desafio é criar recursos cada vez mais seguros para esse tipo de tratamento.

"É raro, mas existe o risco de ocorrer lesões em órgãos adjacentes ao coração durante esse procedimento. Isso porque o coração fica muito colado com órgãos, como o esôfago, por exemplo, e ele pode sofrer um aquecimento com a radiofrequência", explica Ricardo Ryoshim Kuniyoshi, cardiologista e presidente da comissão organizadora do congresso.

O especialista vai apresentar justamente experiências com novas técnicas que estão sendo usadas em pacientes no Estado. "Buscamos evitar, ao máximo, as complicações. Também já utilizamos, há cerca de cinco anos, o Mapeamento Eletroanatômico, que é o desenvolvimento da figura tridimensional do coração na tela do computador em tempo real no momento da cirurgia", diz o médico, que é especialista em eletrofisiologia.

Outra técnica que vem sendo muito discutida nos congressos é o uso do desfibrilador implantável, um aparelho que regulariza os batimentos cardíacos, por meio de uma descarga elétrica e impede uma parada cardíaca.(Daniella Zanotti)

XXVII CONGRESSO BRASILEIRO DE ARRITMIAS CARDÍACAS
: O evento contará com palestrantes nacionais e internacionais, que vão debater experiências e avanços na área

Data:
01 a 04 de dezembro

Local:
Centro de Convenções de Vitória. Rua Constante Sodré, 157, Santa Lúcia, Vitória

Programação:
www.sobrac.org


Autor: Redação
Fonte: Gazeta On Line

Imprimir