Imprimir
 

Depois que voltou a circular no país, esse tipo da doença estava restrito a Roraima

O primeiro caso de dengue tipo 4 no Amazonas foi confirmado nessa terça-feira (4) pela Secretaria Estadual de Saúde (Susam).

Foram realizados exames sorológicos pelo Instituto Evandro Chagas, em Belém (PA), confirmando a doença em um garoto de 13 anos, morador da zona leste de Manaus. Segundo o município, o caso foi registrado em novembro de 2010 e o jovem passa bem.

Os sintomas das quatro variações de dengue (tipos 1, 2, 3 ou 4) são os mesmos, como dores de cabeça, no corpo e articulações, febre, diarreia e vômito. O tratamento também é o mesmo: repousar, hidratar-se bem e não tomar remédios à base de ácido acetil salicílico, que, por ter efeito anticoagulante, podem provocar sangramentos.

Depois de 28 anos, esse sorotipo viral voltou a entrar no Brasil. Os primeiros casos foram confirmados em agosto, em Roraima. Esse Estado já soma pelo menos 12 ocorrências do tipo 4.

Os tipos mais comuns de dengue no país são o 1, 2 e 3. O retorno da circulação do vírus tipo 4 serviu de alerta para as autoridades de saúde, pois boa parte da população brasileira, em especial crianças e jovens, não tem imunidade contra esse vírus.

As autoridades municipais e estaduais do Amazonas anunciaram o reforço das medidas de controle da dengue em Manaus, incluindo a ampliação das chamadas "unidades sentinelas", em que pacientes com suspeita da doença são submetidos a testes rápidos para confirmação do diagnóstico. Também voltaram a alertar todas as unidades de saúde das redes pública e particular sobre a obrigatoriedade de notificação dos casos suspeitos.

Autor: Redação
Fonte: R7

Imprimir