Imprimir
 

Saiba mais

Porto Alegre se mobiliza para salvar o SUS. Nunca na sua história o Sistema Único de Saúde, conquista da Constitutição de 1988, esteve tão ameçado. A proposta da prefeitura da Capital de instaurar uma fundação para assumir a rede básica compromete princípios do SUS, sua garantia de serviços e qualidade e acaba com a formação de quadro de profissionais, medida prevista na lei mas que gestores até hoje se negam a cumprir. A falta de médicos, por exemplo, não é culpa do SUS, mas de quem tem de administrar a saúde.

Nesta quarta, 26, o Sindicato dos Médicos do Rio Grande do Sul (SIMERS), com apoio de dezenas de entidades, promove o Fórum Não à Fundação, a partir das 18h30, na Câmara de Vereadores. O evento é aberto a toda a comunidade. Será oportunidade de esclarecer o que está em jogo, conhecer o que diz o SUS (e o que não está sendo implantado pelos gestores) e saber o que está por trás da Fundação.

A médica Sônia Gesteira, da Prefeitura de Belo Horizonte, mostrará a experiência mineira, que hoje soma mais de 500 equipes de Saúde da Família, sem criar fundação, levando ao pé da letra o que diz a Constituição. Se BH pode, Porto Alegre também pode!

O Fórum preparará também a sociedade para a Audiência Pública de 3 de fevereiro, também na Câmara (a partir das 18h30), e que confrontará os modelos. O debate é fundamental. A prefeitura pretendia aprovar a Fundação, excluindo os cidadãos, entre o Natal e o Ano Novo. A matéria deve voltar ao Plenário no começo de fevereiro. Este é o momento: SALVE O SUS!

"Fórum não é fundação"

Dia: 26 de janeiro
Local: Auditório Ana Terra da Câmara Municipal
Horário: 18h30 às 20h30

Programação:

Abertura
Paulo de Argollo Mendes – Presidente do SIMERS
Maria Letícia de Oliveira Garcia – Coordenadora do Conselho Municipal de Saúde
Claudio Augustin – Presidente do SINDSEPE / RS
Aragon Érico Dasso Júnior – Palestrante da UERGS
Sônia Gesteira de Matos – Palestrante da Secretaria Municipal da Saúde de Belo Horizonte - MG

Palestras
-  "Aspectos jurídicos e formais das Fundações"
Aragon Érico Dasso Júnior, professor da UERGS
-  "Relato da experiência do programa Estratégia Saúde da Família de Belo Horizonte"
Médica Sônia Gesteira de Matos, prefeitura de Belo Horizonte:

Debates e encerramento

Autor: Redação
Fonte: FENAM

Imprimir