Imprimir
 

Sindicato busca valorização do sobreaviso aos médicos

O Sindicato Médico do RS (SIMERS) iniciou a negociação para o reajuste dos valores pagos aos médicos que realizam o plantão de sobreaviso no Hospital São Luiz Gonzaga. Em reunião realizada na manhã da última quinta-feira, (10), o SIMERS apresentou aos prefeitos e secretários integrantes do Consórcio Intermunicipal de Saúde, formado por nove municípios da região das Missões que aderiram à compra do serviço, a proposta para a valorização dos especialistas.

Apesar do orçamento para 2011 já ter sido definido, os gestores se comprometeram em buscar alternativas para garantir a remuneração adequada aos profissionais que atuam no sobreaviso. "Vamos aguardar o prazo de 20 dias para que nos apresentem uma contraproposta e dar continuidade à negociação", explica o diretor do Sindicato, Volnei Malheiros.

Atualmente, o valor hora da disponibilidade do plantão não presencial é cerca de R$ 8,00, paga aos médicos nas áreas de Clínica Médica, Pediatria, Obstetrícia, Neurologia, Cardiologia e Cirurgia Geral.

Além de São Luiz Gonzaga, os municípios que integram o consórcio e utilizam o serviço são: Rolador, XVI de Novembro, São Nicolau, Santo Antônio das Missões, Bossoroca, Roque Gonzalez e Pirapó. Ao todo, a população atendida pelo hospital soma 80 mil habitantes.

O que é o sobreaviso?

É uma modalidade de plantão a qual o médico não está presente no local de trabalho, mas fica disponível 24 horas por dia e pronto para atender imediatamente ao chamado. Em uma escala de médicos das mais diferentes especialidades, os profissionais garantem apoio aos colegas da emergência, para os pacientes atendidos no pronto socorro e encaminhados à internação ou submetidos a procedimentos cirúrgicos.

Autor: Redação
Fonte: FENAM

Imprimir