NEWS
Novembro: Mês do Diabetes – Diagnóstico Precoce Salva Vidas Hospital Moinhos de Vento é o primeiro do país a disponibilizar exame de sangue aprovado pela Anvisa para a investigação do Alzheimer Programação da Mercopar conecta participantes com grandes movimentos da indústria Saúde e solidariedade O que significa ser médico em 2026? Arte de Coragem transforma desenhos de crianças do Instituto do Câncer Infantil em obras de arte Corrida Equatorial em Porto Alegre tem retirada de kits nos dias 30 e 31 de outubro Vozes do Advocacy lança campanha sobre a Doença Ocular da Tireoide e alerta para as dificuldades de acesso e diagnóstico ao tratamento Fundação O Pão dos Pobres no mês do Outubro Rosa Outubro Rosa: unidade móvel do Sesc conduz exames gratuitos no interior do RS
Notícias

Fecomércio-RS Debate confirma Secretário Estadual de Turismo em painel sobre impactos da Copa do Mundo Feminina no Estado

Raphael Ayub se junta à secretária extraordinária da competição em Porto Alegre na próxima edição do Fecomércio-RS Debate; inscrições para o evento seguem abertas

05/10/2026 Moglia Comunicação Empresarial Fonte: Assessoria de Imprensa da Fecomércio RS Compartilhar:
Fecomércio-RS Debate confirma Secretário Estadual de Turismo em painel sobre impactos da Copa do Mundo Feminina no Estado
Foto: Divulgação

As oportunidades para o turismo, o comércio e a economia gaúcha a partir da realização da Copa do Mundo Feminina da FIFA 2027 serão tema de debate promovido pela Fecomércio-RS no dia 14 de outubro, em Porto Alegre. O encontro, que integra a programação do Fecomércio-RS Debate, contará com a participação de Débora Garcia, secretária extraordinária da Copa do Mundo Feminina 2027 em Porto Alegre, e do Secretário Estadual de Turismo, Raphael Ayub, que passa a integrar o painel como segundo convidado.

Com experiência nos setores público e privado e atuação ligada a turismo, desenvolvimento econômico, investimentos e negócios, Ayub contribuirá para a discussão sobre os possíveis impactos do torneio para empresas e para a economia do Estado. Advogado e empresário, ele também ocupou cargos nas áreas de turismo, desenvolvimento econômico, gestão, inovação e planejamento em Capão da Canoa. Mais recentemente, atuou no Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE), como assessor superior da Presidência e da Diretoria de Operações.

Ao lado de Débora Garcia, que está à frente da articulação das ações necessárias para a realização do torneio em Porto Alegre, a participação de Ayub amplia o olhar do debate para além da organização da competição, trazendo à discussão a relação entre grandes eventos, atividade econômica, turismo e ambiente de negócios. "Um evento dessa dimensão envolve uma cadeia ampla de atividades e pode gerar oportunidades para diferentes segmentos. Por isso, trazer ao debate tanto a perspectiva de quem está à frente da preparação da cidade quanto a experiência de quem conhece os setores de turismo, desenvolvimento econômico e negócios é tão importante para ampliar a compreensão sobre esse movimento", resume o presidente do Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP, Luiz Carlos Bohn. O painel contará com mediação da comunicadora, advogada e empresária Monique Wilborn.

A Copa do Mundo Feminina de 2027 será realizada no Brasil entre 24 de junho e 25 de julho, com 32 seleções, 64 partidas e oito cidades-sede. Porto Alegre receberá sete jogos, sendo seis pela fase de grupos e uma pelas oitavas de final. O Fecomércio-RS Debate, no dia 14 de outubro, acontece às 11h30, na sede da Fecomércio-RS, em Porto Alegre. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas pelo site hotsites.fecomercio-rs.org.br/debate/.

Fecomércio-RS Debate - Impactos da Copa do Mundo Feminina no Turismo e Comércio do RS

Data: 14/10 (quarta-feira)
Horário: Das 11h30 às 14h

Local: Sede da Fecomércio-RS (Rua Fecomércio, 101 - Porto Alegre)

Inscrições: www.fecomercio-rs.org.br/debate

Mais informações: eventos@fecomercio-rs.org.br

Veja Também