
Servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) que trabalham no acolhimento de usuários nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) estão participando de uma sensibilização com o objetivo de fortalecer o trabalho conjunto com a Ouvidoria e melhorar a comunicação e o relacionamento entre gestores, trabalhadores e usuários dos serviços de saúde pública. Promovido pela Ouvidoria da SMS e a Coordenadoria-Geral de Atenção Primária, Serviços Especializados e Substitutivos (Capes), a sensibilização, que busca qualificar os serviços, iniciou na última quarta-feira, 24, e prossegue até quinta-feira, 25, no Hotel Coral Tower.
A ação integra a política de humanização do Sistema Único de Saúde (SUS) e tem como tema “Sou muito mais do que meu trabalho”. Serão abordados o conceito de rede em saúde, a sinergia entre as áreas de saber, mediação de conflitos, questões referentes a oportunidades e conquistas, semelhanças e diferenças.
“Precisamos ampliar o entendimento sobre o papel e a função da ouvidoria, enquanto instrumento que contribui com a gestão do SUS e que pode propiciar melhorias e qualificação do atendimento. A ouvidoria não deve ser vista como uma instância punitiva, mas como um espaço para se estabelecer alianças e aprimorar processos”, explica a psicóloga clínica e consultora Stella Bittencourt, coordenadora da sensibilização, com formação em Dinâmica de Grupos pela Sociedade Brasileira de Dinâmica dos Grupos e MBA Executivo em Gestão por Processos.
Além de palestras e técnicas de sensibilização, o trabalho terá dinâmicas de grupos, atividades integrativas e jogos cooperativos. Os participantes serão divididos em duas turmas de 30 servidores - uma delas com encontros no turno da manhã e outra na parte da tarde.