.
 
 
10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


17/11/2012

10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva

Gestão de Saúde da Capital amplia e qualifica o acesso do usuário

A Gestão Municipal de Saúde em Porto Alegre foi o tema abordado no último sábado sábado, 17, pelo secretário adjunto de Saúde de Porto Alegre, Marcelo Bosio, no 10º Congresso Brasileiro de Saúde Coletiva. Ele falou sobre o assunto durante o painel: Gestão Municipal da Saúde em que também estiveram debatendo José Enio Servilha Duarte (CONASEMS), Elizabeth Artman da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca (Fiocruz) e Elias Rassi Neto, da secretaria de Saúde de Goiás. 

Em sua fala, Bosio explicou a missão da Secretaria de Saúde da Capital, que é promover o bem-estar em saúde, de acordo com as diretrizes do SUS, por meio de gestão única que garanta aos cidadãos o acesso universal, equânime e o cuidado integral, com controle social e respeitando as pactuações interfederativas. 

Nesse sentido, ele defendeu o projeto de gestão da saúde em vigor em Porto Alegre, que tem como meta o planejamento em saúde com os objetivos de consolidar as áreas de planejamento e avaliação da SMS, fortalecer as ferramentas normativas de gestão – Plano Municipal de Saúde, Programação Anual de Saúde (PAS) e Relatório de Gestão e por fim, elaborar os Planos de Ação Regionais por Gerência Distrital de Saúde. 

Bosio também destacou uma das medidas adotas pela atual gestão da saúde, que foi a implantação de uma Linha de Cuidado Simultâneo do AVC e do Infarto, em que a SMS melhorou o acesso da população a acompanhamentos preventivos para reduzir os índices de AVC na Capital e Região Metropolitana. 

A gestão eficiente e moderna que está sendo implantada em Porto Alegre foi apresentada no Congresso, em que o secretário adjunto, explicou as fases de implantação deste novo sistema que compreende o uso das novas tecnologias e a informatização de toda a Rede de Saúde da Capital. “Os resultados do processo de informatização da saúde até agora alcançados evidenciam a assertividade em investir e priorizar a modernização dos serviços da SMS. O planejamento do processo e as etapas envolvidas, com a criação de infraestrutura de tecnologia de informação e de telecomunicações necessárias às implementações propostas, possibilitaram significativos avanços”, afirmou. 

No primeiro trimestre de 2012 revelou uma variação positiva de 37,79% na regulação das consultas iniciais em comparação ao mesmo período de 2010. Houve resultado significativo também na redução das filas de espera por consultas especializadas: das 189 subespecialidades oferecidas, 80% já são disponibilizadas em tempo inferior a 30 dias.  “Com o novo sistema, amplia-se a qualificação dos serviços prestados à população, com a disponibilidade de informações em tempo real e comunicação eficiente entre os componentes da rede”, finalizou. 


Autor: Assessoria de Comunicação Social. Foto: Denise Righi/Divulgação PMPA
Fonte: Secretaria Municipal da Saúde de Porto Alegre

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581