.
 
 
Prêmio Maria Felipa homenageia mulheres negras em Salvador
 
Notícias
 
     
   

Tamanho da fonte:


06/08/2009

Prêmio Maria Felipa homenageia mulheres negras em Salvador

Especialista em saúde do Fundo de População da ONU, Fernanda Lopes, foi uma das 45 vencedoras do prêmio Maria Felipa, promovido pela prefeitura de Salvador

A Secretaria Municipal da Reparação (SEMUR) de Salvador, em parceria com a Comissão de Mulheres da Câmara de Vereadores, homenageou mulheres símbolo de força no desenvolvimento da cidade. Trata-se do Prêmio Mulher Guerreira, inspirado na história da heroína Maria Felipa de Oliveira, mulher negra que lutou contra os portugueses pela Independência da Bahia.

A cerimônia de premiação, ocorrida em 28 de julho, destacou mulheres negras que realizaram trabalhos e alcançaram posições importantes, dando exemplo de resistência e conquista às novas gerações. O prêmio Maria Felipa 2009 marca o Dia Municipal da Mulher Negra e o Dia da Mulher Negra da América Latina e do Caribe, comemorado em 25 de julho, com o intuito de despertar a auto-estima das mulheres negras na sociedade baiana.

O evento registra a importância histórica de todas as mulheres homenageadas. Ailton Ferreira, secretário municipal da Reparação, ressaltou emocionado: “exalto as ‘mulheres pretas vitoriosas’ aqui presentes que lutam com garra, persistência e que já são parte da nossa história”. Para ele, o prêmio é resultado de uma luta ancestral travada pelas mulheres negras, que normalmente são colocadas socialmente abaixo dos homens brancos, dos homens negros e das mulheres brancas.

Entre as 45 homenageadas, representando diferentes esferas de atuação, estava a responsável pela área de saúde sexual e reprodutiva e direitos do UNFPA, Dra. Fernanda Lopes. Com Doutorado em Saúde Pública pela Universidade de São Paulo, a Dra. Fernanda estabeleceu uma forte relação com o município desde 2005 quando era responsável pelas ações de saúde do Programa de Combate ao Racismo Institucional – PCRI.

Desde 2007, como membro da equipe do UNFPA, Dra. Fernanda é responsável por articular e acompanhar as ações de cooperação estabelecidas entre o Fundo e a Prefeitura Municipal para o o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, com especial atenção ao ODM 5, para melhorar a saúde das gestantes, ressaltando o compromisso do Município em garantir acesso universal à saúde sexual e reprodutiva, reduzir a mortalidade materna e garantir padrões de equidade racial, de gênero e faixa etária.

“A entrega deste prêmio é de extrema relevância para estimular, não apenas as homenageadas, mas todas as mulheres negras”, afirmou Lopes. Ao reconhecer o papel das mulheres negras no desenvolvimento da Bahia, os poderes executivo e legislativo também se comprometem em investir nelas, com a garantia de que possam continuar atuando como agentes de transformação.


Autor: Com Assessorias
Fonte: UNFPA

Imprimir Enviar link

Solicite aqui um artigo ou algum assunto de seu interesse!

Confira Também as Últimas Notícias abaixo!

 
 
 
 
 
 
 
Facebook
 
     
 
 
 
 
 
Newsletter
 
     
 
Cadastre seu email.
 
 
 
 
Interatividade
 
     
 

                         

 
 
.

SIS.SAÚDE - Sistema de Informação em Saúde - Brasil
O SIS.Saúde tem o propósito de prestar informações em saúde, não é um hospital ou clínica.
Não atendemos pacientes e não fornecemos tratamentos.
Administração do site e-mail: mappel@sissaude.com.br. (51) 2160-6581