NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Crianças e Adolescentes

Pediatras devem incentivar o consumo de peixe por crianças

Nem os riscos de mercúrio, nem poluentes orgânicos superam os benefícios para a saúde do consumo de frutos do mar, como a diminuição do risco de doenças cardiovasculares e a melhoria do neurodesenvolvimento infantil

31/10/2019 Redação Fonte: MW - Consultoria de Comunicação & Marketing em Saúde Compartilhar:
Pediatras devem incentivar o consumo de peixe por crianças
Foto: Freepik

O consumo de peixes por crianças deve ser incentivado, aponta um relatório técnico, publicado on-line no Pediatrics. O objetivo do documento foi levar aos pediatras informações sobre pesquisas que elucidassem os riscos e os benefícios à saúde infantil associados ao consumo de peixes e moluscos. 

Os pesquisadores destacam que peixes e frutos do mar têm um perfil nutricional favorável em comparação com outras proteínas animais e são uma boa fonte de proteínas magras, cálcio, vitamina D e ácidos graxos poliinsaturados de cadeia longa ômega-3 (n-3 LCPUFAs). 

Potenciais benefícios à saúde estão associados ao consumo de peixe, incluindo a prevenção de distúrbios alérgicos. Foram encontrados resultados mistos ou nulos em estudos que avaliaram os efeitos do consumo infantil de peixes e / ou n-3 LCPUFAs no tratamento de sintomas de transtorno de déficit de atenção / hiperatividade, depressão, doença alérgica, crises inflamatórias intestinais, desenvolvimento cognitivo, hiperlipidemia e prevenção ou tratamento da hipertensão. Para algumas doenças, a suplementação de óleo de peixe pode beneficiar crianças com níveis abaixo da média de n3-LCPUFAs. 

“Devido à presença de substâncias tóxicas nos peixes, muitos recursos acessíveis fornecem orientações sobre quais espécies limitar ou evitar. Certas espécies podem ser uma fonte de metilmercúrio, o que pode danificar o sistema nervoso em desenvolvimento no útero. Os peixes capturados em água doce podem ter altas concentrações de poluentes”, informa o pediatra  homeopata, Moises Chencinski. 

O documento incentiva os pediatras a perguntarem às famílias sobre o consumo de peixes. Para a maioria dos tipos de frutos do mar, os benefícios nutricionais superam os riscos, apesar de serem potencialmente mais alergênicos. 

CONTATO:

Site: http://www.drmoises.com.br

Instagram: @doutormoises

Facebook: @doutormoises.chencinski

Youtube: https://www.youtube.com/user/DoutorMoises

Veja Também