NEWS
Inteligência artificial amplia participação nas decisões de saúde entre os brasileiros Anvisa aprova primeiro medicamento não hormonal para sintomas da menopausa Parceria entre Sebrae RS e ApexBrasil busca preparar 500 empresas gaúchas para exportação em dois anos Na torcida pelo hexa, pequenos negócios transformam a Copa em oportunidade para atrair clientes e ampliar vendas Bagé será o próximo palco do show O Grande Encontro - Música dos Gaúchos Jaú Serve transforma controle de validade em ferramenta de segurança alimentar e redução de perdas Grupo Zaffari estreia podcast com entrevistas inspiradoras Frio aumenta riscos à saúde de idosos e pessoas acamadas em home care Inverno aumenta circulação de vírus respiratórios e exige atenção redobrada à saúde no Rio Grande do Sul Consultoria do Sebrae RS impulsiona consórcios de inspeção e amplia acesso de agroindústrias a novos mercados
Instituições em Destaque

Cremers repudia abertura de curso de Medicina Humana na UFPel

Novo curso de Medicina Humana da UFPel seria voltado para a população cadastrada no Incra ou beneficiária de projetos de assentamentos

28/06/2023 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa do Cremers Compartilhar:
Cremers repudia abertura de curso de Medicina Humana na UFPel
Foto: Divulgação/FAMED UFPel

O Conselho Regional de Medicina do Rio Grande do Sul (Cremers) vem a público manifestar que é contrário à abertura de um curso de Medicina Humana na Universidade Federal de Pelotas (UFPel) para a população cadastrada pelo Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) ou beneficiária de projetos de assentamentos.

A Constituição da República Federativa do Brasil de 1988 prevê, em seu Artigo 196, que a saúde é direito de todos e dever do Estado, sem segregar cidadãos em grupos de qualquer espécie.

Além disso, a Estratégia de Saúde da Família (ESF), estabelecida pela Portaria nº 2.488, de 21 de outubro de 2011, foi criada justamente para ampliar a resolutividade e impacto na situação de saúde das pessoas e coletividades.

Desta forma, o Cremers repudia toda e qualquer forma de criação de novas vagas sem critérios, que tenha como objetivo atender determinados segmentos da sociedade e desrespeite a legislação vigente quanto ao sistema de processo seletivo para instituições de ensino superior.

O Conselho protocolou ofício, nesta terça-feira (27), junto à reitoria da instituição, para que sejam dados esclarecimentos sobre a iniciativa em um prazo de 48 horas.

O Cremers, como órgão fiscalizador da atividade médica, continuará lutando contra a abertura desenfreada de novos cursos e pela qualidade da formação médica. 

Veja Também