NEWS
CIEE-RS inicia a semana com mais de 2,9 mil vagas de estágio e bolsas de até R$ 2,1 mil Mercopar 2026 chega à 35ª edição com centenas de expositores e o que há de mais atual em tecnologia industrial Ciência amplia precisão no diagnóstico e personaliza tratamento do câncer de mama Toy Story ganha arena infantil interativa e gratuita em Novo Hamburgo Conselho Deliberativo do GBOEX completa 84 anos com sessão plenária Embraer e grandes montadoras de automóveis vão abrir oportunidades para novos fornecedores durante a Mercopar 2026 Abertas as inscrições para as atividades 2027 do Instituto Leo Perussolo AMRIGS acompanha debates sobre inovação e futuro da Medicina no Health Meeting Brasil 2026 Sesc e Santa Casa promovem curso de preparação para voluntariado em Porto Alegre Fundatec oferece cursos de aperfeiçoamento na área da saúde em outubro
Desenvolvimento Tecnológico

Primeiro dia do 33º Congresso do COSEMS/RS reúne cerca 1500 participantes

Encontro termina amanhã, dia 31 de outubro

31/10/2023 Adriano Cescani Fonte: Assessoria de Imprensa Compartilhar:
Primeiro dia do 33º Congresso do COSEMS/RS reúne cerca 1500 participantes
Foto: Luana Machado

Começou nesta segunda-feira (30), o 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS), no Dall Onder Grande Hotel, em Bento Gonçalves. Com o tema "IntegraSUS - Fortalecendo a integração das Redes de Atenção do SUS Gaúcho", o encontro teve cerca de 1500 participantes no primeiro dia, incluindo mais de 400 secretários de saúde do estado, assessores e técnicos das equipes de gestão dos municípios, profissionais das áreas técnicas e administrativas de saúde, além de instituições públicas e organizações como o Governo do Rio Grande do Sul, a secretaria de Saúde do estado, o Ministério da Saúde, a Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), o Conselho Nacional das Secretarias Municipais (CONASENS) e a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). Até amanhã, dia 31 de outubro, o evento irá  promover a discussão e o fortalecimento das Redes de Atenção à Saúde (RAS), visando melhorias na assistência à população gaúcha.

"Vamos ter muito que discutir a saúde dos gaúchos e fortalecer cada vez mais o diálogo com o Estado e com o Governo Federal. Além disso, o nosso congresso recebe os 26 presidentes do COSEMS do Brasil para alinhar e fortalecer o Congresso Nacional que será em Porto Alegre em 2024", afirma o presidente do COSEMS/RS, Guilherme Ribas, Secretário Municipal da Saúde de Santa Maria.  A secretária estadual da Saúde, Arita Bergmann, realizou a Palestra Magna "Cuidado Integral e Empoderamento Feminino: Desbravando os caminhos da Gestão no SUS". Para o segundo dia, os destaques são os painéis Imunização – Microplanejamento para atividades de vacinação de alta qualidade nos municípios do RS; Saúde Digital para Todos: integração e potencialidades da Rede Nacional de Dados (RNDS) e Plataforma Conecte SUS. Telessaúde e Avanços; e "Desafios da Judicialização na Saúde Pública: Responsabilidades e Impactos na Gestão do SUS". 

Também será feita a premiação da mostra "Mostra teu SUS, Rio Grande do Sul", que visa incentivar o compartilhamento de experiências exitosas que destacam a dedicação e o empenho dos (as) trabalhadores (as) do SUS no estado. Para o presidente do COSEMS/RS, Guilherme Ribas, esse espaço será uma oportunidade para o fortalecimento da saúde pública no estado. "O COSEM/RS acredita que juntos vamos construir estratégias de saúde realmente efetivas para a população gaúcha. Essa união será estreitada nesse 33° Congresso", destaca o presidente. A programação completa, que reúne mesas de discussões, oficinas, minicursos, exposições e palestras, está em www.congressocosemsrs.com.br. 

SERVIÇO:

O que: 33º Congresso das Secretarias Municipais de Saúde do Rio Grande do Sul (COSEMS/RS)

Quando: 30 e 31 de outubro

Horário: 8h30min às 18h30min

Onde: Dall Onder Grande Hotel - Bento Gonçalves

Informações: www.congressocosemsrs.com.br

Veja Também