NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Cremers promove encontro sobre saúde mental de médicos e estudantes de Medicina

Inscrições gratuitas

24/04/2024 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa do Cremers Compartilhar:
Cremers promove encontro sobre saúde mental de médicos e estudantes de Medicina
Foto: Divulgação

Para promover a reflexão sobre questões relacionadas à saúde mental, incentivando o cuidado com as mais variadas situações emocionais do dia a dia, o Cremers promove o debate ‘Saúde Mental no Meio Médico: Como lidar com estresse, burnout e depressão’. O encontro acontece no sábado (27), às 9h30min, no auditório do Conselho, em Porto Alegre.

A psiquiatra Silzá Tramontina, conselheira do Cremers, mediará o debate, que contará com a participação dos psiquiatras Leandro Timm Pizutti, Lucas Maynard Lovato e Nathalia Janovik da Silva. A conselheira salienta que a carga horária extenuante, condições de trabalho nem sempre adequadas ao bom exercício da profissão e o estresse pós-pandemia afetam a saúde mental de médicos, residentes e estudantes, bem como dos demais profissionais da saúde.

No cenário médico, os dados são alarmantes. De acordo com a pesquisa Panorama da Saúde Mental Médica, realizado pelo Research Center Afya, em 2022, 62% dos participantes apresentaram sinais de Burnout e, desses, 36% não buscaram ajuda. 69,4% dos médicos brasileiros apresentaram sinais de depressão. Para mais de 1/3 desses, os sintomas surgiram nos últimos 12 meses anteriores ao estudo. Quase um em cada três médicos apresentaram sintomas de transtornos de ansiedade, mas não buscaram ajuda especializada.

Para o presidente Eduardo Neubarth Trindade, o Cremers deve estar próximo dos profissionais e da população e também preocupado “com a formação ética, com a atualização técnica continuada, com a qualidade de vida de médicos e estudantes e com as condições adequadas de trabalho para prestar um serviço de excelência à população”.

As vagas são limitadas. Inscrições gratuitas no site www.cremers.org.br 

Veja Também