NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Conselho de Medicina gaúcho proíbe médicos de lecionarem em faculdades sem autorização do MEC

Nova resolução reforça exigências de qualidade para cursos de Medicina e estimula denúncias de irregularidades

04/10/2024 Redação Fonte: TORRE Comunicação Compartilhar:
Conselho de Medicina gaúcho proíbe médicos de lecionarem em faculdades sem autorização do MEC
Foto: Freepik

As escolas de Medicina no Rio Grande do Sul não poderão contar com médicos como docentes se não tiverem a devida autorização do Ministério da Educação (MEC) ou decisão judicial que valide o funcionamento dos cursos. A nova resolução, publicada pelo Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (CREMERS) na última semana, estabelece que os profissionais estão proibidos de lecionar em instituições que não atendam às condições mínimas necessárias para a formação de médicos, conforme as normas vigentes.

Além de impor essa restrição, a medida também incentiva professores e estudantes de Medicina a denunciarem irregularidades nas faculdades, como a falta de infraestrutura adequada ou práticas que prejudiquem a qualidade do ensino. Instituições que não cumprirem as exigências poderão ser fiscalizadas e podem até ter sua autorização de funcionamento cassada.

A resolução do CREMERS acompanha as recentes regulamentações sobre a formação médica no Brasil. Em julho deste ano, o Supremo Tribunal Federal (STF) confirmou a constitucionalidade da Lei do Mais Médicos, reafirmando que o credenciamento para novos cursos de Medicina ou a ampliação de vagas deve obrigatoriamente seguir o processo de chamamento público, conforme determinação do MEC.  

Veja Também