NEWS
Panvel conquista Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol em primeira participação Hospital Moinhos de Vento promove manhã de atividades gratuitas no Parcão em alusão ao Dia Mundial do Coração Fundatec recebe ação do Instituto do Câncer Infantil para venda de camisetas da 32ª Corrida Pela Vida Sebrae RS anuncia finalistas da etapa estadual do Prêmio Sebrae de Jornalismo Hospital Moinhos de Vento é reconhecido pelo World's Best Specialized Hospitals 2027 entre os melhores do mundo em cinco especialidades 4º Distrito ganha novo ponto de saúde e conveniência em semana de destaque para a inovação ICI e Unisinos anunciam pós-graduação em Oncologia Pediátrica durante simpósio sobre ensino e pesquisa Empreendedoras levam negócios ao Acampamento Farroupilha e ampliam oportunidades de crescimento e renda Crescimento individual como ponte para o desenvolvimento profissional é destaque no Novo Hamburgo Feevale Summit Vozes do Advocacy e Associação de Diabéticos de Santa Bárbara D’Oeste promovem capacitação em diabetes
Notícias

Encontro nacional sobre doenças raras mobiliza pacientes e especialistas na capital gaúcha

Com oficinas práticas, ato público e presença de pesquisadores de referência, o evento destacou a importância do acolhimento no diagnóstico das mucopolissacaridoses

02/12/2025 Redação Fonte: Critério Compartilhar:
Encontro nacional sobre doenças raras mobiliza pacientes e especialistas na capital gaúcha
Foto: Divulgação IGPT

Quando o diagnóstico assusta e o nome é difícil de pronunciar, encontrar quem vive a mesma realidade é um grande ponto de apoio e acolhimento. Com essa premissa, Porto Alegre recebeu, neste fim de semana, o Encontro Brasil Sul MPS 2025, dedicado a discutir caminhos de cuidado mais humanos e eficazes para as mucopolissacaridoses (MPS), doenças genéticas raras que afetam múltiplos órgãos. A condição atinge cerca de 600 brasileiros e tem incidência estimada de um caso a cada 22,5 mil nascidos vivos no mundo.

O evento reuniu 230 participantes — entre pacientes, familiares, médicos e outros profissionais da saúde — e foi organizado pelo Instituto Genética Para Todos (IGPT), pelo Instituto Atlas Biossocial (IABS) e pela Rede MPS Brasil. A programação combinou ciência e experiência de vida, com a presença de diversos especialistas brasileiros, além do convidado internacional Hernán Amartino, da Argentina. Oficinas práticas abordaram temas essenciais à rotina das famílias, como nutrição, cuidados neurológicos e acesso a direitos.

Um dos momentos mais simbólicos foi o Ato de Mobilização pelas MPS, no Parque Farroupilha, com a participação de famílias e instituições para ampliar a visibilidade das doenças raras e fortaleceras redes de apoio.

Entre os organizadores está o geneticista gaúcho Roberto Giugliani, referência global em MPS e 5º pesquisador que mais publica sobre o tema no mundo. Ele reforça que o encontro busca enfrentar o sentimento de solidão que acompanha o diagnóstico: "É um espaço seguro de escuta, onde pacientes e famílias finalmente encontram respostas e pertencimento", afirma.

Também integra a organização o Instituto Atlas Biossocial, liderado por Deise Zanin, paciente com MPS, cuja atuação simboliza o protagonismo das próprias famílias na construção de estratégias de cuidado.

O encontro contou com apoio da Casa dos Raros, Casa Hunter, Febrararas, HCPA e UFRGS, além do patrocínio de BioMarin, Denali, GC Biopharma, JCR do Brasil Farmacêuticos, Regenxbio, Sanofi, Takeda e Ultragenyx. 

Veja Também