NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Cooperativismo como solução para tempos de crise

Artigo de Roselaine Buttenbender, Diretora Geral da Unicred VTRPP

23/06/2020 Redação Fonte: Martha Becker Compartilhar:
Cooperativismo como solução para tempos de crise
Foto: Arquivo pessoal

“Em momentos de maior tensão e crise é que você tem mais oportunidades de mostrar o quanto sua liderança é significativa”.

Este é um momento desafiador, sem precedentes. Estamos lidando com o desconhecido, sem saber muito bem quando essa crise terá fim e quais suas consequências futuras. Ao mesmo tempo, há uma responsabilidade muito grande, uma necessidade de reinvenção e de tentarmos lidar da melhor forma com as ferramentas disponíveis.

Nosso principal desafio tem sido a insegurança e o medo dos próprios colaboradores e cooperados em relação ao futuro. Temos agido de forma rápida desde a primeira semana do agravamento da crise, quando disponibilizamos o trabalho em home office para a maioria dos nossos colaboradores e mantemos uma equipe reduzida nas nossas agencias para conseguir prestar atendimento ao nosso cooperado. Reforçamos também nossos canais de atendimento alternativos, como Unicred Mobile, WhatsApp, Internet Banking, telefone e vídeo conferências para nossas reuniões.

Rapidamente desenvolvemos e disponibilizamos respostas às principais perguntas que sabíamos que viriam dos nossos cooperados, principalmente relacionadas ao crédito. Oferecemos prazo de carência para todos os cooperados com carteira de empréstimos na cooperativa e a inclusão de linhas emergenciais, no caso de necessidade de novos créditos aos cooperados. Alguns projetos engavetados saíram da “gaveta”, como a assinatura digital para nossos contratos.

Acredito que tudo isso reflete um momento de intensificar ainda mais o cooperativismo, para nos mantermos próximos, mesmo distantes fisicamente. Nossas unidades contataram todos os cooperados para se colocar à disposição e apresentar as principais soluções disponíveis nesse momento de crise. Também intensificamos a abertura da nossa carteira de crédito, enquanto os bancos tradicionais, em épocas como esta, dificultam a saída de novos recursos aos clientes.

Ainda que haja uma pressão social e histórica maior na figura feminina, acredito que, independentemente do sexo, devemos desempenhar bem nossos papeis. É em momentos de maior tensão e crise que é possível mostrar o quanto sua liderança é significativa. Serenidade, equilíbrio e inteligência emocional são competências importantes e que garantem o merecimento de estar na cadeira que lhe concederam para assumir. Acredito também que o comprometimento com os colaboradores e com a empresa são requisitos importantes para um líder atingir todos os seus objetivos.

E por falar neles, meu maior objetivo como principal gestora da Unicred VTRPP é ver a felicidade e satisfação dos colaboradores e cooperados. Meu foco e principal responsabilidade reside nesses dois públicos. Um depende do outro. Minha felicidade profissional está em atingir a felicidade dos colaboradores e cooperados. Com a crise, em função da proximidade que sempre tivemos com nossos públicos, o desafio é continuar presente em suas vidas, mesmo em distanciamento. Muitas coisas se transformarão e não voltarão mais a ser o que eram antes. Será o nosso novo normal, mas não necessariamente será algo ruim. Acredito que podemos aproveitar os ensinamentos dessa crise e levar o que é realmente importante para toda nossa vida.

Sobre Roselaine Buttenbender

Diretora Geral da Cooperativa da Unicred VTRPP, Roselaine Buttenbender é bacharel em Ciências Contábeis pela Feevale/RS, pós-graduada em Finanças, Investimentos e Banking pela PUC/RS e possui MBA em Gestão Empresarial pela FGV/RS e Pós-MBA em Inteligência de Negócios na FGV/RS. Possui 21 anos de experiência em Cooperativas de Crédito, sendo sete deles no Sistema Unicred.

Sobre a Unicred VTRPP

A Unicred VTRPP (Vales do Taquari e Rio Pardo e Região da Produção) atua há 25 anos, abrangendo 101 municípios e com mais de 5 mil associados, sendo uma das maiores do Sistema no Rio Grande do Sul. Registrando crescimento anual constante desde a sua fundação, a singular projeta aumentar sua participação no mercado, conquistando novos cooperados, além de consolidar a confiança estabelecida com os já associados, oferecendo excelência no relacionamento e as melhores soluções financeiras.

Sobre a Unicred RS

A Unicred é uma instituição financeira cooperativa que atua no âmbito financeiro, concedendo empréstimos, financiamentos, aplicações financeiras, seguros, previdência e cartões aos seus cooperados por meio de uma gestão participativa, democrática e transparente. O Sistema Unicred RS possui 12 cooperativas e 71 pontos de atendimento que representam 62,6 mil cooperados, R$ 4,1 bilhões de ativos e 2,4 bilhões na carteira de crédito. Para mais informações, acesse www.unicred.com.br/centralrs.

Veja Também