NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Exemplos de como fazer trabalho humanitário durante a pandemia

Serão apresentados na Semana Sesc de Voluntariado. Inscrição para o evento on-line é gratuita e dá direito ao ebook “Como ser um voluntário”

21/08/2020 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS Compartilhar:
Exemplos de como fazer trabalho humanitário durante a pandemia
Foto: Divulgação Sesc/RS

Refletir sobre a contribuição do trabalho voluntário para ajudar quem mais precisa durante a pandemia e como adaptar as ações e avançar num período de tantas mudanças são os objetivos da Semana Sesc de Voluntariado, que acontece de 24 a 28 de agosto. Totalmente on-line, o evento terá conversas que serão transmitidas sempre às 16h, no Facebook (www.facebook.com/sescrs) e no Youtube (www.youtube.com/sescrs) do Sesc/RS. As inscrições, que podem ser feitas pelo site www.sesc-rs.com.br/semanasescdevoluntariado, são gratuitas e dão direito ao e-book Como ser um voluntário ao final do evento.

Com o tema Voluntariado na pandemia é possível?, os encontros virtuais trarão o relato de voluntários de várias regiões do estado e das ações que eles têm desenvolvido em tempos de distanciamento social. Os bate-papos também mostrarão as experiências realizadas pelo Programa Sesc de Voluntariado, como a produção de máscaras e de sabão para doação a comunidades carentes, homenagens para valorização de profissionais essenciais e dança como ferramenta de transformação.

O evento marca também o Dia Nacional do Voluntário, celebrado em 28 de agosto, e terá entre os assuntos o Curso On-line de Preparação para o Voluntariado, que será lançado pelo Sistema Fecomércio-RS/Sesc como uma forma de incentivar ainda mais pessoas a contribuírem com seu tempo, carinho e recursos para quem mais precisa. A atividade terá o objetivo de capacitar pessoas para a atuação em instituições sociais, bem como articular relações entre voluntários e entidades sociais a fim de direcionar à prática do trabalho e fortalecer esta rede de solidariedade.

O Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac segue atendendo as recomendações de evitar aglomerações e com cuidado redobrado com a saúde das equipes e clientes. Por isso, a recomendação é que o público siga cumprindo as orientações dos órgãos de saúde. A programação on-line e gratuita segue sendo atualizada nas redes sociais e no site www.pertodevc.com.br.

Semana Sesc de Voluntariado 

24/08 (segunda-feira)

Assunto: Abertura: Retrocesso ou evolução? 

Hora: 16h

Local: www.facebook.com/sescrs 

Bate-papo entre os técnicos do Programa (Rio Grande, Cachoeira do Sul, Lajeado) sobre o momento atual do Voluntariado

Depoimentos de voluntários contando sobre ações que realizaram durante a pandemia

25/08 (terça-feira)

Assunto: Como transformar o Voluntariado através da dança (Ijuí)

Hora: 16h

Local: www.youtube.com/sescrs  

Bate-papo com voluntária que antes da pandemia realizava atividades de dança presencial e agora realiza de forma virtual.

Relato da CVV sobre a importância do voluntariado nas ações desenvolvidas

26/08 (quarta-feira)

Assunto: Como cuidar de quem cuida (Santa Maria)

Hora: 16h

Local: www.youtube.com/sescrs  

Bate-papo com voluntário, profissional da saúde, bombeiro e coletor de resíduos que participaram das homenagens realizadas durante a pandemia

Relato da organização Protege Santa Maria sobre a importância do voluntariado nas ações desenvolvidas

27/08 (quinta-feira)

Assunto: Como o fazer sabão pode aproximar pessoas (Erechim)

Hora: 16h 

Local: www.youtube.com/sescrs  

Bate-papo com voluntários que durante a pandemia produziram sabão para doar em comunidades carentes do município.

Relato da organização Brasil sem Frestas sobre a importância do voluntariado nas ações desenvolvidas

28/08 (sexta-feira)

Assunto: Amor em Forma de Máscaras e Pedacinhos de Amor (Porto Alegre)

Hora: 16h

Local: www.facebook.com/sescrs  

Bate-papo com voluntárias que fazem parte dos grupos e com representantes de instituições beneficiadas com as doações. Relato da Cataventus, uma das parceiras mais antigas do Programa. Realizam contação de histórias e agora, de forma virtual.

 

Veja Também