NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Pacientes oncológicos têm mais risco de hospitalização e morte por Covid-19

Estudo com a participação do oncologista gaúcho Dr. Stephen Stefani, da Oncoclínicas RS, foi enviado para o congresso internacional da ISPOR

25/08/2021 Tiago Ritter - Moglia Comunicação <tiago@moglia.com.br> Fonte: Assessoria de Imprensa Compartilhar:
Pacientes oncológicos têm mais risco de hospitalização e morte por Covid-19

Um estudo brasileiro realizado durante a pandemia aponta que pacientes oncológicos, mesmo com plano de saúde, são mais suscetíveis à infecção pelo Covid-19, além de apresentarem maiores taxas de complicações graves. Organizado pela Caixa de Previdência e Assistência dos Servidores da Fundação Nacional de Saúde (CAPESESP), a pesquisa analisou dados de 37.462 pessoas hospitalizadas na rede privada do País entre março de 2020 e maio de 2021. De acordo com o oncologista gaúcho participante do estudo, Dr. Stephen Stefani, do Grupo Oncoclínicas, a mortalidade durante e após a alta hospitalar foi investigada em dois grupos: presença ou ausência de câncer antes da admissão, com ou sem quimioterapia prévia. 

O trabalho será apresentado congresso da International Society of Pharmacoeconomcis and Outcome Research (ISPOR), organização dedicada a melhorar as decisões relacionadas à saúde. O evento, que geralmente tem diversas edições – nos Estados Unidos, Europa, Ásia, América Latina, foi realizado virtualmente no último mês de maio. 

O oncologista relata que o risco de morte em pacientes com Covid-19 durante a internação e período de acompanhamento (14 meses) foi significativamente maior quando já havia a presença de câncer anterior (35,5%) do que sem câncer (24,35%). Pacientes com câncer tiveram risco quase quatro vezes maior de complicações graves e morte quando tiveram COVID. 

O objetivo do estudo foi mostrar que a hospitalização por Covid-19 e o risco de morte são significativamente maiores em pacientes com câncer. “O índice de mortalidade intra-hospitalar (IHM) não foi diferente dos pacientes sem câncer, mas a mortalidade geral foi maior após a alta, em comparação aos pacientes com câncer sem Covid. Por isso, é imprescindível compreender melhor e mitigar esses riscos de excesso de hospitalização e maior mortalidade que podem ser revelados ao longo do tempo de acompanhamento”. A próxima etapa do estudo envolve avaliar impacto da vacinação nesse grupo, conclui Stefani.

Veja Também