NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Sesc/RS apresenta espetáculos gratuitos

“Deus e o Diabo na Terra da Miséria” e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”

15/06/2022 Redação Fonte: Assessoria de Imprensa Sesc/RS Compartilhar:
Sesc/RS apresenta espetáculos gratuitos

Peças com classificação livre serão reproduzidas no Parque Farroupilha, no dia 18 de junho, às 11h e 14h respectivamente

Duas peças do 16º Festival Palco Giratório Sesc serão apresentadas gratuitamente no próximo final de semana no Parque Farroupilha, em Porto Alegre. Os espetáculos “Deus e o Diabo na Terra da Miséria”, do grupo Oigalê (RS), e “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade”, do Ueba Produtos Notáveis (RS), foram transferidos em razão da chuva e encantarão o público no dia 18 de junho, às 11h e 14h, na Cancha de Bocha e Expedicionário da Redenção, respectivamente. Produções locais com anos de história, as obras são abertas para pessoas de todas as idades.

Lançado em 1999, “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” é baseado no Capítulo XXI do Livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Essa é uma farsa gaudéria que aborda o universo de Miséria, um gaúcho dono de uma ferraria que certo dia recebe a visita de Nosso Senhor e São Pedro. É agraciado com três pedidos, com os quais engana os diabos. Mas Miséria, por ter enganado Deus e o Diabo, não entrou no céu e nem no inferno, por isso se diz que desde então a miséria ficou vagando pelo mundo.   

Já “Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade” aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. Tem como mote o embate entre natureza e humanidade, uma vez que, no enredo, a natureza resolve tirar a água da humanidade. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado a terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.   

O 16º Festival Palco Giratório Sesc aconteceu entre 12 e 29 de maio em Porto Alegre. Entre as salas de teatro e o Parque Farroupilha, mais de 9 mil pessoas prestigiaram as 42 apresentações realizadas. Durante todo o ano, o Sesc/RS realiza diversas atividades culturais em diferentes regiões do Rio Grande do Sul. Acompanhe as novidades pelo site www.sesc-rs.com.br

Há 76 anos o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac está próximo da comunidade e das empresas gaúchas em prol do desenvolvimento, da felicidade e da mudança. Em 2022, a atuação em rede é o foco principal, oportunizando mais acesso aos serviços do Sesc e Senac como cultura, esporte, saúde, lazer, assistência e educação. Além disso, com o apoio dos sindicatos empresariais filiados, a Fecomércio-RS oferece ações que incentivam o empreendedorismo e o crescimento dos negócios do setor terciário.

16º Festival Palco Giratório Sesc 

18/06 (sábado)

Deus e o Diabo na Terra da Miséria

Grupo Oigalê (RS)

Horário: 11h 

Local: Cancha de Bocha do  Parque Farroupilha (Redenção)

Sinopse: Lançado em 1999, “Deus e o Diabo na Terra da Miséria” é baseado no Capítulo XXI do Livro Dom Segundo Sombra, de Ricardo Güiraldes. Essa é uma farsa gaudéria que aborda o universo de Miséria, um gaúcho dono de uma ferraria que certo dia recebe a visita de Nosso Senhor e São Pedro. É agraciado com três pedidos, com os quais engana os diabos. Mas Miséria, por ter enganado Deus e o Diabo, não entrou no céu e nem no inferno, por isso se diz que desde então a miséria ficou vagando pelo mundo.   

Faísca D’Água: O Encontro da Natureza com a Humanidade

Ueba Produtos Notáveis (RS)

Horário: 14h 

Local: Monumento ao Expedicionário no Parque Farroupilha (Redenção)

Sinopse: Aborda a importância da preservação dos saberes e fazeres do povo brasileiro, iniciando pelas tradições dos povos originários, a chegada dos europeus e dos africanos, até os atuais imigrantes. Tem como mote o embate entre natureza e humanidade, uma vez que, no enredo, a natureza resolve tirar a água da humanidade. O ponto de partida é o encontro de dois seres cheios de sabedoria: um representa a magnitude dos seres humanos e seus modos de cultivo, e o outro está ligado à terra, seus elementos, geografia, fauna e flora. O encontro desses personagens faz o público refletir sobre mitos, lendas, cultivos, partindo de suas origens e de como eles constroem a identidade de um povo a partir da diversidade.   

Veja Também