NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Hospital Dom João Becker inaugura estrutura para endoscopia e exames similares

A endoscopia é uma importante ferramenta para a detecção de doenças do aparelho digestório

28/06/2023 Nelson M. Dutra Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre Compartilhar:
Hospital Dom João Becker inaugura estrutura para endoscopia e exames similares
Foto: Divulgação

Em cerimônia ocorrida nessa terça-feira (27), a Santa Casa de Misericórdia inaugurou sua nova área destinada a endoscopia (EDA), colonoscopia e fibrobroncoscopia em Gravataí. Instalado no quinto andar do Hospital Dom João Becker, o espaço conta com sala exclusiva para os procedimentos, bem como salas de preparação, recuperação e vestiário. A estrutura vai atender, tanto pacientes do SUS, quanto de convênios e particulares. A solenidade contou com a presença de autoridades de Gravataí e também com a direção da Santa Casa.

O HDJB realiza em média 1.400 exames de EDA anualmente, no entanto eles ocorriam no Centro Cirúrgico. Por serem realizadas no bloco, os procedimentos exigiam o bloqueio de uma das oito salas do local. “Com a transferência para o quinto andar, estamos proporcionando duas melhorias com apenas uma ação. Os pacientes que precisam do exame contam agora com uma área exclusiva e o Centro Cirúrgico poderá ampliar a sua produção e atender a demanda”, afirma o superintendente do Dom João Becker, Antonio Weston. A obra da nova área foi construída com verba oriunda do poder público e também de recursos próprios da Santa Casa.

Para a provedoria da Santa Casa, essa é mais uma entrega da instituição para a população de Gravataí. “Nossa maior satisfação com a nova estrutura da endoscopia do Hospital Dom João Becker é evidenciar que a Santa Casa mantém um processo de qualificação permanente deste hospital, compromisso assumido com os gestores públicos e com a comunidade já há algum tempo”, comenta o provedor Alfredo Englert. Segundo ele, a nova área tem como grande beneficiária a população de toda a região, que contará com ainda mais qualidade e segurança assistencial, além de melhores condições de trabalho para os colaboradores da Santa Casa no município.

De acordo com o prefeito Luiz Zaffalon, Gravataí precisa que a sociedade abrace a causa da saúde. “Olhando sempre para o futuro, podemos melhorar e muito nossa cidade. Os reflexos da Santa Casa são visíveis aqui no município. E quando inaugurarmos a nova emergência, a população terá uma nova visão da saúde em Gravataí”, comenta. Segundo ele, a nova área de endoscopia e exames similares é mais um degrau rumo ao novo paradigma assistencial no município.

OS EXAMES

A endoscopia é uma importante ferramenta para a detecção de doenças do aparelho digestório. Favorece o diagnóstico na parte superior do tubo digestivo, incluindo o esôfago, o estômago e a porção inicial do duodeno. É realizada introduzindo um aparelho flexível pela boca do paciente, que permite a visualização de todo o trajeto examinado ao médico.

A fibrobroncoscopia, por sua vez, é um procedimento que proporciona a visualização direta da árvore traqueobrônquica, incluindo laringe, traqueia e os brônquios. Já a colonoscopia garante a visualização do interior do cólon, permitindo a detecção de doenças do intestino.

São exames relativamente rápidos, com o paciente retornando para a casa em poucas horas. No Hospital Dom João Becker ainda há o diferencial de contar com a presença de um médico anestesista, garantindo maior segurança e conforto ao paciente.

Os agendamentos pelo SUS são realizados via posto de saúde. Já os exames via convênios e particulares podem ser marcados pelo telefone (51) 3043-8504 ou pelo whatsapp (51) 99893-8733.  

Veja Também