NEWS
Vozes do Advocacy e ADJ Birigui promovem capacitação em diabetes Banrisul alcança lucro líquido de R$ 221,6 milhões no 1º trimestre de 2026 Edição 2026 do Top Ser Humano e Top Cidadania tem recorde de cases inscritos Unimed Porto Alegre reforça importância da vacinação contra gripe Recall é mais rápido e preciso com o padrão GS1 de identificação e rastreabilidade Sebrae RS fortalece presença do vinho gaúcho na Wine South America 2026 De marca artesanal à presença internacional: de la Guardia avança com apoio do Sebrae RS Feevale promove aula gratuita sobre técnica de massagem para bebês Sebrae RS leva inovação com foco humano ao Gramado Summit 2026 CEEE Equatorial realiza blitz de economia e segurança em Porto Alegre com o programa E+ Comunidade
Notícias

Campanha nacional alerta para acidentes com a rede elétrica

Com o slogan "Se ligue! Entre a vida e a sorte, escolha viver com segurança.", Abradee e distribuidoras chamam a atenção para os riscos de acidentes

05/07/2023 Larissa Haddock Lobo Fonte: Agência A+ Compartilhar:
Campanha nacional alerta para acidentes com a rede elétrica
Foto: Freepik

A Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica (Abradee) inaugura a sua 17ª Campanha Nacional de Segurança para a prevenção de acidentes com a rede elétrica. "Se ligue! Entre a vida e a sorte, escolha viver com segurança". É com este slogan que a Associação e as 39 distribuidoras associadas buscam chamar a atenção da população para os cuidados necessários com a rede elétrica. Com lançamento no dia 29 de junho, a iniciativa pretende também fornecer orientações e dicas relacionadas ao uso seguro da rede elétrica para preservar a nossa vida e a de outras pessoas. A semana nacional de segurança com energia elétrica acontece sempre no início de agosto. Este ano a campanha começou mais cedo para permitir a ampliação das temáticas de conscientização e de forma a trabalhar as mensagens por um período maior, alcançando mais pessoas e com tempo maior de assimilação.

A iniciativa tem como foco o público brasileiro em geral, incluindo trabalhadores que atuam como operários de obras e eletricistas, além de crianças, idosos e pessoas que direta ou indiretamente têm funções ou relação com a rede elétrica, seja no ambiente doméstico, lazer ou profissional. Para Madureira, a proposta pretende trazer unidade para a campanha junto às distribuidoras. "Quando fala junto, o segmento se fortalece. Por isso, ter sinergia nas ações e contar com os esforços locais que as distribuidoras já realizam nas suas regiões é fundamental. Vamos trabalhar para desconstruir alguns jargões populares como: "Eu sempre fiz e nunca aconteceu nada!", "É só puxar esse fio", "Nunca aconteceu comigo" etc.".

Madureira destaca que, embora tenha havido uma queda no número de acidentes em comparação ao ano de 2021, o alerta permanece: "a segurança em relação à rede elétrica é uma questão crucial e deve ser abordada com muita seriedade. Acidentes envolvendo eletricidade podem ter consequências graves, incluindo ferimentos e até mesmo perda de vidas. As distribuidoras tratam o assunto como prioridade e esta campanha visa justamente a essa ampla conscientização da população, protegendo e preservando vidas".

IDENTIDADE VISUAL

A identidade visual da campanha foi pensada para ser facilmente memorizada e recebida pela população, mostrando situações em que as pessoas se reconheçam ou se identifiquem no seu dia a dia como: poda de árvore, soltura de pipa/papagaio, encontrar um cabo energizado no solo, consertar antenas de TV, ligação elétrica clandestina (popularmente chamado de 'gato') e construção/manutenção predial. "Buscamos retratar situações cotidianas, ressaltando que acidentes assim não são raros e podem ser evitados com atenção e informação. Trouxemos cores vibrantes para chamar a atenção e mostrar diversidade, além de fazerem referência às cores dos fios da rede elétrica. Assim como a Abradee se modernizou e está trabalhando no seu posicionamento e do segmento de distribuição de energia, a campanha irá retratar esse novo momento", revela Cristina Fernandes Garambone, Diretora de Comunicação e Sustentabilidade da Abradee.

"Criamos uma campanha que pretende mexer com o imaginário das pessoas, fazendo com que repensem entre escolher a sorte, ou seja, assumir o potencial risco, e a vida, que representa a atitude segura frente a uma situação cotidiana. Nossa proposta é desconstruir a ideia de que um acidente 'não vá acontecer pelo simples fato de nunca ter acontecido antes'", ressalta a Diretora de Comunicação da Associação.

As peças da campanha utilizam-se de imagens reais e boxes coloridos que representam a mensagem de alerta e cuidado. A chamada "Se ligue" vem sempre em destaque para ressaltar a consequência que uma distração pode causar e fazer alusão à energia, que mantém tudo ligado. "Optamos por uma tipografia moderna, de fácil leitura, com pequenas modificações (cantos arredondados), para torná-la mais alinhada às imagens e boxes: o cérebro interpreta com mais confiança e aproximação", explica Cristina Fernandes.

A iniciativa carrega também o selo "Trago Verdades", uma clara referência aos populares "memes" da Internet, que são sinceros sobre a causa que querem chamar atenção: prevenir acidentes. As peças aplicam intencionalmente as cores dos fios elétricos por fazerem referência ao universo que estão abordando; por isso, o verde e amarelo (fio terra), o vermelho (fase) e o azul (neutro). "No entanto, usamos tons vibrantes e saturados, para chamar bastante atenção do público", relembra a Diretora de Comunicação.

A campanha terá veiculação em mídias on e off em todos os estados do país: cartazes, outdoor, anúncios em jornais e revistas, spot de rádio, sites, redes sociais (figurinhas e filtros), etc. Além disso, foram criados um hotsite específico para abordar o tema e uma cartilha com orientações e informações sobre o uso da rede elétrica.

ACIDENTES 2022

Durante o ano de 2022, foram registrados pelas distribuidoras em todo o país 756 acidentes evolvendo a rede elétrica; do total, 270 foram fatais, 174 são considerados como lesão grave e 312 lesão como leve. Esses números foram melhores que os de 2021, com menos fatalidades e menos acidentes gerais.

Os dados apontam 14 tipos diferentes de ocorrências provocadas pelo contato das pessoas com a rede elétrica. O principal responsável pelas mortes ocasionadas pelo contato com a rede de energia é a construção/manutenção predial, com 57 mortes. Em seguida: cabo energizado no solo, furto de condutor / equipamento, ligação elétrica clandestina (furto), o conhecido por "gato", e operações agrícolas.  

Veja Também